PONTOS DE VISTA EM DESTAQUE

Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010.

ONDE ESTÁ O ESPÍRITO DE NATAL?

 

     O Natal é uma data em que as pessoas dizem que simboliza a paz, a harmonia, o amor, solidariedade e confraternização.

    Entretanto existem muitas coisas que devem ser lembradas e questionadas. Todas falam em espírito natalino e que na data do dia 25 de dezembro é lembrado o nascimento de Jesus. Lembrando-se também dos festejos que uma parte da população mundial comemora. Uma parte mesmo.

     Em um mundo tão injusto como podem ainda existir pessoas que possam comemorar o Natal se sentindo bem.

Exatamente o tipo de situação que o povo devia protestar por seus direitos, pois se esta comemoração é universal. O direito de felicidade deveria seguir o mesmo procedimento.        

     Vemos famílias com mesas fartas de comida e bebida. As crianças aguardam a chegada de papai Noel para abrirem seus presentes. Lembrando-se que tudo isso tem seu revés. Famílias pobres, vivendo em condições subumanas. Pessoas que não tem nada para comer e nem o que dar para seus filhos. Com certeza o trauma de ser rejeitado pelo papai Noel faz qualquer criança crescer revoltada. A indiferença social, a discriminação e a humilhação prevalecem até mesmo numa data em que a união entre todos deveria ser excepcional.

     Então onde está o espírito de Natal que só beneficia alguns e esquece da maioria? Se Natal é encher-se de comida e esquecer do mundo que sentido ele tem. Talvez seja mais egocêntrico do que se possa imaginar. Por isso antes de comer seu panetone, apreciar seu vinho e abrir seu presente pense que mais pessoas gostariam de fazer o mesmo.

       

Texto: Bruno Torres.

 

           

 

Terça-feira, 14 de dezembro de 2010.

 

 

 

 

 

EM QUE AS PESSOAS ACREDITAM?

 

 

     Vivemos em uma sociedade em que se vive de crenças que são passadas por gerações. Sejam elas familiares, culturais e religiosas.

 

     Essas crenças das quais as pessoas defendem e aceitam vem de tudo aquilo que os mais sábios transmitem. Na família, tudo que os membros mais velhos dizem é o que se diz mais certo. Na religião, tudo que está escrito na bíblia deve ser acreditado sem questionar. Na cultura geral em si. Acreditamos em tudo que nos é transmitido desde a pré-escola.

Contudo nem em todas as crenças que nos são transmitidas devem ser aceitas, pois assim o mundo não evoluiria. Existem diversas opiniões que devem ser sempre questionadas. Assim como Sócrates e Platão na Grécia antiga fundadores da filosofia; estudiosos da razão. Colombo que desafiou o rei dizendo que a Terra era redonda. Galileu e sua teoria de que o sol era o centro do universo desafiando a doutrina da igreja. Darwin e a teoria da evolução e seleção natural. Isaac Newton e seus estudos na física. Julio Verne e suas crenças revolucionárias.

     Imagine como seria o mundo sem essas grandes descobertas feitas por pessoas que não acreditaram em tudo que lhes foi dito. Homens que através do conhecimento buscaram provas para afirmar o que diziam.

     É relevante lembrar que devemos sim acreditar em tudo aquilo que achamos importante defender. Mesmo que isso cause revoluções e críticas de pessoas que não tenham o mesmo ponto de vista seu. De pessoas que te tratem como insano ou um cético total. Não se pode viver em função de crendices sem lógicas. Por isso raciocinar, questionar e buscar; sejam os caminhos para encontrarmos o que tanto almejamos. Acreditar em si e no que você defende é o caminho para um futuro mais evoluído, mais moderno.

 

 

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segunda-feira,06 de dezembro de 2010.

 

 

 

 

 

        

O TEMPO NÃO PÁRA

 

 

      O tempo é o meio que não pára. Para o tempo tudo apenas segue seu curso como deve ser ou como achamos como deve ser.

      Parando para analisar podemos ver o quanto nosso tempo passa e não percebemos. Dedicamos a nossa vida na infância e adolescência a estudar; vida adulta a trabalhar, construir e consumir;  no fim dos anos viver na aposentadoria esperando o fim da vida. Sim, porém isso não é regra e nunca vai ser. Podemos chamar de objetivo ou meio que a vida segue de acordo com todas as evoluções a nossa volta, ao meio que vivemos, familiares, amigos e modo de pensar.

      Acontece que a partir do momento em que nascemos nosso tempo não pára até que hora de nossa morte chega, mas perguntamos. Por que nossa vida segue um tempo e neste tempo temos que nos dedicar a muitas coisas e não naquilo que almejamos? Esperamos que muitas coisas aconteçam e quando vamos ver estamos no passado o que você esperava para o futuro já está vivendo hoje. O amanhã... Bem... O amanhã quem sabe. A certeza que temos é que o tempo não para e nem vai parar.

      Nos longos ou curtos anos de nossas vidas vivenciamos, assistimos e fazemos muitas coisas que no fim fica a questão. O que eu fiz? Será que fiz tudo? Será que foi o suficiente? Acho que meu tempo foi pouco.

       O ser humano poderia viver até mil anos e mesmo assim seria pouco tempo pára fazer tudo o que quer, pois o tempo não pára. Não pára e não pára. Acredito que por mais que façamos haverá sempre uma cobrança inconsciente de que não tivemos tempo para fazer tudo. Ficamos lamentando o passado, batalhando no presente e se preocupando com o futuro que sempre será incerto.

      Ah! O tempo não pára mesmo. Não se pode pará-lo mesmo que quiséssemos. Já dizia Cazuza.

 

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terça-feira, 30 de novembro de 2010.

 

 

RIO DE JANEIRO EM PAZ?

 

      Neste fim de semana vimos à polícia junto com as forças armadas atuar nas comunidades Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão realizando uma grande força tarefa expulsando traficantes e apreendendo um grande número de drogas.

      Com o auxílio da população fazendo ligações pelo disque denúncia, nossas autoridade puderam chegar aos locais em que os criminosos se encontravam podendo assim repreendê-los sem que eles esperassem. A população ficou receosa com que o pior acontecesse. Contudo não houve morte de inocentes e nem feridos. Os moradores se sentem aliviados com isso, mas até quando?

      Sabemos que traficantes perigosos foram presos, como sabemos que muitos continuam soltos. A polícia ainda permanece nas comunidades fazendo varredura nas áreas em que os este bandidos comandavam. Entretanto não se sabe por quanto tempo este momento de paz vai permanecer. Será que a paz que todos buscamos começa a ter seu início, ou é apenas momentânea.

      A paz é o princípio da evolução, do crescimento e do desenvolvimento para um mundo melhor. O Rio de Janeiro é o cartão posto deste país, uma cidade com muitas belezas e lugares maravilhosos de um lado e do outro um povo que ainda busca seu lugar como pessoas honestas e trabalhadoras, pois vivem num ambiente hostil e discriminado, mas com a esperança de um dia viver em paz.

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010.

 

 

 

CAOS NO RIO DE JANEIRO

 

 

 

      Nesses últimos dias temos visto a cidade do Rio de Janeiro entrar em colapso devido à atitude de bandidos.

      Acontece que o tráfico é liderado por bandidos fortes que conseguem impor sua autoridade perante os bandidos menores. Resumindo são os bandidos que tem mais poder entre os outros. Quando os mesmos se sentem ameaçados pelas autoridades (lembrando-se dos bandidos presos) eles tentam assustar a população trabalhadora e desafiar a polícia em sua autoridade. Com isso vemos o que está acontecendo. Carros, ônibus e caminhões queimados; bombas e tiroteio.

      A população vive aterrorizada com tudo isso. Trabalhadores querem apenas cumprir sua jornada de trabalho e ganhar seu sustnto. Os jovens querem ter o direito de estudar em paz e as crianças de brincar com seus colegas na rua onde moram.

      Vemos o governo do estado fazendo suas atuações como as UPPs que estão sendo implantadas em favelas da cidade com a finalidade de amenizar que a bandidagem continue com seus crimes. Assim como o BOPE e até mesmo as forças armadas vêm ajudando no combate ao crime.

      Esta criminalidade precisa ser detida, pois envolve muitos fatores dos quais criasse uma imagem agressiva em nosso país. Além do turismo, temos que citar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Se quisermos ter uma boa apresentação precisamos organizar a casa. Se a desordem e o caos tomam conta de nossas ruas precisamos limpá-las e estruturá-las para os eventos que atrairão representantes em diversos países.

      Se a opção de mudar está nas mãos daqueles que podem mudar então esta é a hora. Pode-se continuar vivendo como estamos vivendo ou com aquilo que idealizamos para um futuro melhor.

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 

 

                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

                

 

 

 

 

 

 

Quinta-feira, 18 de novembro de 2010.

 

SAÚDE E DESCASO

 

      É difícil ser tolerante aos atendimentos nos hospitais públicos. Pessoas morrem todos os dias por negligência médica e demais funcionários.

      Temos que ressaltar que saúde é coisa séria e precisa ter mais respeito e dignidade com os nossos pacientes. Quando um funcionário de saúde trabalha nesta área, deve compreender que ele está atuando na vida de uma pessoa. Seja diretamente ou indiretamente. Os médicos quando fazem seu juramento, deveriam se lembrar que estarão lidando com vidas. Que acima de carreira e sucesso vem a ética com sua profissão.

      Infelizmente não é o que acontece. Vemos doentes pelos corredores, enfermeiros desinteressados e em alguns casos um único médico para atender vários enfermos. Isso quando tem algum.

      As maiores vítimas do descaso são os mais pobres. Pessoas que vivem em condições subumanas que nem ao menos tem o que comer e sustentar os filhos. Estas pessoas quando vão aos hospitais são menosprezadas e esquecidas por aqueles que deveriam zelar por sua saúde. Vivemos um regime capitalista onde quem tem planos de saúde e condições de pagar bons hospitais são beneficiados tendo assim maiores possibilidades de se tratar e curar.

      Onde estão nossos governantes que prometem cuidar da saúde em todas as campanhas? Mas são apenas campanhas. Quatro anos talvez seja muito pouco tempo para se fazer algo. Para a vida um segundo é muito mais que importante. Pode ser decisivo. Não somos obrigados a viver com o descaso e muito menos aceitá-lo. A nossa saúde agradece.

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

                                                                                                                                                                

 

 

 

 

 

 

 

Terça-feira, 16 de novembro de 2010.

 

 

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS 

      Esta semana, assisti uma reportagem de um estudante que agrediu a professora por ela ter dado a ele uma nota C. Uma agressão covarde e sem sentido.

      Parando para analisar fica uma questão que vem acontecendo já faz algum tempo. Dando segmento a este fato observamos que os jovens se tornam cada vez mais agressivos e violentos. Sendo capazes de fazer coisas que podemos considerar animalesca.

       Partindo pelo lado educacional, quem acaba sofrendo é a própria sociedade. Onde os professores ficam receosos de dar uma nota baixa com a finalidade não de reprovar o aluno, mas para mostrar a ele o erro para que possa aprender em cima daquilo que errou. O que se resulta são alunos que aprendem pouco, professores desmotivados e amedrontados. Sem falar naqueles que se afastam por transtornos psicológicos e ameaças. Menciono ainda alunos que agridem seus próprios colegas. Rapazes armados, moças violentas e pais desesperados.

      A sociedade moderna criou muitas leis que protegem estudantes, porém existem falhas no modo de repreender e corrigir quando atos tão grotescos se tornam sem controles. Vivemos em uma sociedade em que na verdade está se tornando uma selva. Em que os mais fortes são os que podem e os fracos são obrigados a ficar reprimidos e sem defesa.

      Onde está o nosso lapso de não saber elaborar uma nova educação, uma nova visão de humanidade. O mundo se tornou intolerante ao ponto de não evoluirmos ou são apenas números de casos extremos.

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

Quinta-feira, 11 de novembro de 2010.

 

 

BULLYING

UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

 

 

      Em muitas escolas, alguns alunos sofrem com o bulliyng. O bulliyng é um ato de violência que um indivíduo sofre. Seja ela física ou psicológica.

      Este tipo de agressão pode trazer transtornos para a pessoa que sofre com o bulliyng. Imagine um adolescente passar a maior parte do tempo na escola sendo motivo de perseguição pelos colegas de escola. Com certeza crescerá com este sentimento dentro de si achando que o mundo o persegue. O indivíduo se torna numa pessoa pouco comunicativa, solitária e até mesmo deprimida. Talvez as pessoas achem tudo exagero por apenas considerar uma brincadeira juvenil, mas as consequencias podem ser muito mais sérias do que possamos imaginar.

      As escolas, familiares e amigos mais próximos podem ajudar a pessoa que estiver sofrendo com o bulliyng, pois quem sofre sabe o quanto este ato covarde machuca. Deve-se impedir os agressores de continuar com seus atos de violência denunciando-os aos responsáveis e punindo-os com medidas educativas para que não continuem com suas atitudes hostis.

      Quanto aos agredidos, não devem temer ao denunciar que está sofrendo bulliyng. Acima de tudo você é uma pessoa como todas as outras e precisa ser tratada com respeito. Procure buscar ajuda quando se sentir perseguido, pois a melhor maneira de impedir o bulliyng é impedir que ele prevaleça.

 

                                    

 

 

 

Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarta-feira, 10 de novembro de 2010.

 

 

 

FALTA DE EDUCAÇÃO

UM PROBLEMA DE TODOS

 

      Como vivemos no meio de pessoas mal educadas. Eu tirei um dia para analisar e vi o quanto as pessoas não sabem agir e nem se comportar. Não generalizando, mas 90%  de nós, somos mal educados.

      Vivemos numa sociedade em que as pessoas perderam o bom senso do ser educados. Vemos nas filas as pessoas tentando passar na frente das outras, nos ônibus cheios as pessoas tossem em cima das outras sem ao menos tentar bloquear a tosse com as mãos. Nas ruas, vemos pessoas empurrando as outras sem ao menos se importar quem seja e muito menos pedem licença. Nos supermercados, as pessoas param no meio dos corredores para ficar conversando sem contar os carrinhos que colocam no meio do caminho. Sem falar nas pessoas que jogam lixo no chão por preguiça de andar um pouco pra chega à lixeira.

      Existem muitas outras situações que se pararmos para analisar podemos ver o quanto o povo é mal educado. No entanto pode-se ver que educação não provém de classe social, etnia ou opção sexual. Talvez falte incentivo por parte da família ou outras instituições.

      Ainda vejo que tudo parte do princípio do bom senso, respeito e compreensão. Saber se colocar nas diversas situações em que vivenciamos e fazer a coisa certa. Se todos fizermos a nossa parte, poderemos transformar uma sociedade mais educada.

 

Texto: Bruno Torres.                                

 

 

 

 

                            

 

 

 

 

                                              

 

 

 

                                     

 

 

 Segunda-feira, 08 de novembro de 2010.

 

 

 

PROVA DO ENEM

 

 

      Mais uma vez nossos estudantes passam por uma situação problemática na aplicação da prova do ENEM.

      No ano passado, houve vazamento da prova antes da data. Com isso causando transtornos aos alunos que haviam se preparado para a data prevista. Muitos alunos gastaram alugando local para ficar e toda a preparação que havia feito para poder realizar a prova. Lembrando-se também dos gastos que o governo teve para preparar uma nova prova.

      Este ano mais uma vez acontece mais um transtorno para os alunos que se prepararam para realizar a prova. Como podemos ver algumas provas estavam erradas com relação ao caderno de perguntas e respostas. Resultando em mais reclamações e falta de organização por parte daqueles que deveriam fazer com que o exame fosse um sucesso.

      É preciso reaver estes fatos e saber onde está a incapacidade de aplicar um exame que significa a entrada de muitos estudantes nas diversas faculdades deste país. Apontar se foi este ou aquele que errou não faz diferença agora. O principal é acertar este problema e não deixar que erros como os que temos visto voltem a acontecer. Não podemos deixar que nossos estudantes façam papel de palhaços por pura falta de ética e respeito.

 

 

            

 

 

 Texto: Bruno Torres.

 

 

 

Quinta-feira, 04 de novembro de 2010.

 

 

 

 

 

DISCRIMINAÇÃO

 

 

    As pessoas atualmente vivem em uma sociedade em que muitas das vezes a aparência ou sua situação social é o que prevalece.

     Existem algumas leis que foram criadas para atuar em cima deste tipo de assunto. No entanto muitas das vezes elas não têm tanto poder e nem funcionam como deviam. Podemos ver isso claramente nas ruas das nossas cidades. Se você está de roupa suja, com calçados desgastados e com cheiro de suor, as pessoas te olham de uma forma. Mas se você estiver bem vestido, com belos sapatos e cheirando a rosas, pode ter certeza que vão te olhar de outra forma.

     Isso acontece constantemente e em diversas situações. Os negros que sofrem com racismo, os homossexuais com os homofóbicos, os pobres que são discriminados pelas classes mais altas, os idosos nas filas e nos pontos ônibus, os gordos por estarem acima do peso e muitas outras situações que eu poderia citar aqui.

     Enfim, as pessoas dizem não ser preconceituosas e não gostam de julgar seu semelhante sem conhecer. Entretanto se pararmos para pensar por um minuto e olharmos a nossa volta, veremos inúmeras situações de discriminação. As pessoas podem até parecer legais e prestativas, mas no fundo elas discriminam tudo aquilo que não acharem de acordo com seus conceitos mesquinhos e egoístas. Reflita consigo mesmo e veja o quanto somos discriminados e o quanto discriminamos.

 

 

 

                      

 

 

 

    

 

 

 

 Texto: Bruno Torres

 

 

Segunda-feira, 01 de novembro de 2010.

 

 

 

Dilma Roussef

A presidente

 

 

 

 

 

 

      Mais uma vez a história do Brasil passa por mais uma etapa. Desta vez uma mudança que pode ter opiniões diferentes.

      Dilma Rousseff foi eleita no último domingo com pouco mais de 56% dos votos válidos. A primeira mulher presidente do Brasil. Dilma agora tem um longo caminho pela frente. Escolher sua equipe política, lidar com a oposição e preparar o novo governo que entrará em vigor em 2011. Alguns dizem que Dilma será a continuação do que o presidente Lula construiu.

     Contudo não é hora de comparar governos ou fazer críticas. A questão é analisar tudo daqui para frente para cobrarmos na hora certa. Não importa se o país é governado por homens ou mulheres. O importante é ser governado por pessoas dignas. Dignas de merecer o cargo que a democracia escolheu para que possa ser representado. Por isso coloca-se a questão. Dilma deve fazer com que o país cresça, se desenvolva e se torne na nação tão almejada pelo povo brasileiro. Por isso esperamos que o novo governo seja o avanço para um futuro melhor.

 

 Texto: Bruno Torres.

 

 

 

 Quinta-feira, 28 de outubro de 2010.

 

 

 

 

CRIME É SEMPRE CRIME

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma mulher chega apavorada ao consultório de seu ginecologista e diz:
- Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente Não quero filhos num tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...
O médico então perguntou:
-Muito bem. O que a senhora quer que eu faça?
A mulher respondeu:
- Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.
O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a mulher:
- Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora.
A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.
Ele então completou:
- Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco... Além do período do nojo, férias e subsídios de parto...
A mulher apavorou-se e disse:
- Não doutor! Que horror! Matar uma criança é um crime..
Também acho minha senhora, mas pareceu-me tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la.
O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito. Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

O CRIME É EXATAMENTE O MESMO!!!!!

 

 

              

    

 

 

 

 

JOVENS E INTERNET

 

 

   A internet se tornou no meio de comunicação mais utilizado nos últimos anos. Assim como nos auxilia, também requer certo cuidado se seu uso não for adequado.

      A sala de bate papo, orkut, msn entre muitos outros caminhos que a são oferecidos pela internet, nos proporcionam uma imensidão de conhecimento social. Podemos conhecer pessoas de outras cidades, estados e até mesmo de outro país. Pode-se fazer amizades e até mesmo um relacionamento mais sério.

      Entretanto existe um revés em cima de tudo isso. Pessoas com más intenções se aproveitam desta facilidade que a internet oferece que a utilizam para meios errôneos. Devido ao anonimato, muitos adultos aliciam menores com conversas obscenas. Pedófilos induzem crianças a acreditar em suas palavras passando-se por crianças. Meninas acreditam que encontraram o amor da vida delas por receberem juras de amor. Como muitos outros crimes que são praticados pela internet para atingir os menores de idade.

      Pesquisas indicam que os jovens são mais suscetíveis a este mundo imaginário que a internet proporciona. Como os jovens ainda não têm uma mentalidade totalmente madura para analisar o que acontece atrás da tela do seu computador viram alvos fáceis de pessoas oportunistas e criminosas.

      Cabe aos familiares observar o comportamento dos nossos jovens quando estão em frente ao computador. Saber com quem conversam e o que conversam. Lembrando-se que o diálogo é muito melhor do que a repressão. A atitude enérgica pode levar ao ocultismo e a prática de pequenas mentiras. A amizade e a cumplicidade entre família e jovem; é a melhor forma de evitar que nossa juventude se perca neste mundo virtual. Um mundo que cresce cada vez mais e que se torna mais perigoso quando se escolhe um caminho que em alguns casos pode não ter volta.

 

Texto: Bruno Torres.